quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fotos ainda na promessa

Mais um dia atrás de jovens para a batalha do passinho, desta vez na Barão de Itacurussá, em uma Tijuca quase Usina. Lá estudam os meninos do Borel e adjacências. Não os fotagrafei como me propunha porque havia esquecido máquina fotográfica na Presidente João Goulart, visitada ontem. Fui na escola do Andaraí na hora do almoço e resgatei a máquina. Amanhã enfim teremos fotos.

Escola de celebridades

Um detalhe interessante sobre a Barão de Itacurussá. Foi lá que estudaram Ivan Lins, Eramos Carlos e Paulo Ricardo.

Salgueiro

Amanhã vou para os lados do Salgueiro. Vou almoçar com minha amiga Sandra Mônica, que está trabalhando nas UPPs da área.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fotos

Amanhã visitarei escola do Borel. E pela primeira vez levarei uma boa máquina de fotografar, para registrar o modo como as crianças estão recebendo a Batalha do Passinho.

Batalha do passinho na Parada Funk

Parada Funk vai marcar época no Rio de Janeiro, incluindo esse som de preto e favelado no calendário turístico do Rio de Janeiro. Batalha do Passinho vai fazer parte da programação do próximo dia 30 de outubro, que tomará de assalto a Rio Branco. Quem garantiu nossa presença lá foi o MC Leonardo.

Visita ao Presidente João Goulart

Dia de muito trabalho divulgando batalha do passinho em escola no entorno do Andaraí. Fui mais uma vez maravilhosamente recebido pelas crianças, que quase unanimemente sabiam o que é o passinho do menor. Foi grande o entusiasmo delas com a proposta da batalha.
Falei em turmas da manhã e da tarde, pelo menos umas quinze. Trabalho braçal, mas recompensador, gratificante.
Meninos me corrigiram, dizendo que o certo é duelo, não batalha.

domingo, 21 de agosto de 2011

No passinho certo...




A cada degrau vencido nas ladeiras dessas comunidades do entorno da Tijuca; que transbordam charme principalmente pelo visual ao longo noite, eu e meu ilustríssimo parceiro dessa jornada Júlio Ludemir, nos encontramos desconsertados, surpreendidos, impressionados pelo amadurecimento dos pequeninos futuros concorrentes na BATALHA DO PASSINHO. São esses, menininhos e menininhas com disposição e “olhos de tigre”, que estão sempre prontificados a mostrar o que aprenderam com a evolução do “tum ti tum” carioca que muitas vezes seus pais (jovens ainda) nem desfrutam mais. É com certeza a nova geração de bondes, mc´s, dj´s e produtores do planeta funk.







Escolas no entorno do Andaraí

Amanhã, segunda, bonde da batalha vai visitar Escola Municipal Afrânio Peixoto, no entorno do Andaraí. Depois passar no Billy para pegar as faixas que serão penduradas na comunidade. Com a força do presidente da associação de moradores, o parceiraço Jorge Bidu.

Menor do Salgueiro

Ainda comovido pelo modo como Nike e eu fomos recebidos pelas crianças no Salgueiro, onde fomos divulgar a batalha do passinho. Ao vivo, é muito melhor.

Filmando a felicidade

Precisamos levar filmadoras quando for divulgar o passinho do menor. É um absurdo não registrar essa arte que se manifesta com entusiasmo com qualquer estímulo. É uma dança que sequer precisa da música para se tornar plena, feliz.

Famosos anônimos

Meu amigo Samuel Lima identificou um dos menores do vídeo que fizemos para a batalha. E isso me faz pensar sobre a grande contradição dessa estética, que tem no You Tube um alimento quase natural. Eles são os famosos mais anônimos do mundo.

Passinho na Revista Época

Matéria do jornalista Rafael Pereira, uma das cabeças mais antenadas do jornalismo brasileiro.